O vereador Dr. Laércio Sandes participou da primeira reunião da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que irá investigar a compra do aterro sanitário administrado pela Quitaúna, pelo então prefeito Sebastião Almeida, em dezembro do ano passado. Realizada no dia 9 de março na Câmara Municipal, a reunião serviu para definir as diretrizes que conduzirão os próximos encontros do grupo, cujo objetivo é trazer aos guarulhenses as respostas sobre os reais motivos desta compra, que custou R$ 3,4 milhões ao município.
De acordo com o Dr. Laércio, que integra a CEI, a aquisição do terreno se deu de forma suspeita, tendo em vista que a Quitaúna já havia demonstrado o interesse em ceder gratuitamente a área para o município. “Se havia a possibilidade de o município não ter qualquer custo com a aquisição deste terreno, qual a justificativa para que que o Almeida realizasse a compra através de um decreto, sem qualquer consulta à sociedade civil ou ao Legislativo? Precisamos que esta e outras questões sejam respondidas”, afirma o parlamentar.
Para o próximo encontro, marcado para o dia 16 de março, às 9h, na Câmara Municipal, o grupo já deverá ter em mãos os documentos referentes aos contratos com a Quitaúna, um de coleta do lixo e o outro de utilização da área onde está o aterro. Também foram solicitados para a próxima reunião o documento de compra da área e a presença de um representante da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para falar sobre as condições do aterro.