A Comissão Especial de Inquérito (CEI) criada para investigar a legalidade nas operações do aterro Klabin, da qual o vereador Dr. Laércio Sandes é o relator, voltou a se reunir na manhã do dia 17 de fevereiro. Este, que foi o quarto encontro da comissão, contou com a presença de representantes da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), da CCR Nova Dutra e do secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Jorge Luiz Carnite.
O imbróglio jurídico, que se arrasta desde 2002, refere-se a denuncia de crime ambiental feita inicialmente pela Prefeitura de Guarulhos, tendo em vista a movimentação de terra no aterro sem autorização da municipalidade, e em seguida assumida pela CETESB. Atualmente o aterro possui uma liminar para manter suas atividades, porém está desrespeitando o Termo de Ajuste de Conduta firmado em 2004 que permitia a operação desde que não houvesse mais corte de vegetação. A CETESB aguarda agora a realização de uma perícia no local para julgar se o TAC foi cumprido e assim poder dar prosseguimento às demais ações que estão em andamento contra a Klabin.
Ao final da reunião, o vereador Dr. Laércio Sandes e os demais membros da CEI dirigiram-se ao aterro, onde fizeram uma vistoria. O terreno de 617 mil metros quadrados fica às margens da Rodovia Presidente Dutra de um lado e da Rodovia Ayrton Senna do outro. “O que está acontecendo é um crime ambiental, como a de poda de árvore sem autorização. A empresa está avançando com o aterro, mediante suporte judicial que dá amparo a eles. Medidas estão sendo tomadas para combate a este crime. Vamos seguir com esta CEI com o objetivo de coibir isso de uma vez por todas”, disse o parlamentar.