A transparência sempre foi uma das características que marcou todo o primeiro mandato do vereador Dr. Laércio Sandes e que ele faz questão de manter nesta segunda Legislatura. O principal meio utilizado pelo parlamentar é a divulgação de seu trabalho em seus principais meios de comunicação, seja em seu site, Facebook ou Instagram, além de boletins pontuais distribuídos em regiões específicas.
E por ter a transparência como uma de suas marcas registradas, ele também atua com o objetivo de que as ações do Legislativo e do Executivo sigam nesta mesma linha. “Um projeto de minha autoria que já foi aprovado e sancionado pela gestão anterior, mas ainda aguarda para entrar em vigor é o que obriga a divulgação de listagens de pacientes que aguardam por consultas com especialistas, exames e cirurgias na rede pública guarulhense”, explica o Dr. Laércio. Ele destaca que por se tratar de um projeto de interesse público, nos próximos dias pretende fazer uma cobrança na tribuna da Câmara. “Vivemos em tempos em que a transparência é uma obrigação e devemos fazer com que ela seja respeitada”, garante.
Também foi movido pela necessidade de transparência que em julho do ano passado ele tornou público o número de imóveis alugados pela administração municipal e o valor empenhado no pagamento dos mesmos. “Fiz um questionamento e obtive a resposta de que na ocasião, o gasto médio era de R$ 2,1 milhões por mês, o que representava mais de R$ 24 milhões por ano em quase 150 imóveis. Alguns sequer estavam sendo utilizados, uma prova clara do desrespeito da administração anterior com o dinheiro público”, lamenta o Dr. Laércio.
Outro projeto do parlamentar neste sentido é o que o que obriga a Câmara Municipal a disponibilizar em seu site, na Internet, as votações realizadas em plenário. O projeto já foi aprovado e as atas com as votações deste ano já podem ser acessadas. Além disso, todas as sessões podem ser vistas no canal do YouTube da Câmara Municipal.