fbpx

Vereador Dr. Laércio Sandes participa da inauguração da Linha 13 Jade da CPTM

O vereador Dr. Laércio Sandes participou de um momento histórico para a cidade de Guarulhos, que foi a inauguração da linha 13 Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que ligará a Estação Engenheiro Goulart ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Realizada no dia 31 de março, a inauguração da linha 13 contou com a presença do governador do Estado, Geraldo Alckmin, e do prefeito Guti, além de outras autoridades estaduais e municipais,  e está prevista para atender cerca de 120 mil usuários por dia útil.

 

O parlamentar disse ser um marco para a cidade este momento, que há 53 anos deixou de ter uma linha ferroviária com a desativação do trem da Cantareira, que ligava Guarulhos ao metrô Tucuruvi. “Certamente a Linha 13 Jade ajudará toda a população, embora muitos ainda não reconheçam. O fato é que aquele transtorno de ter que levar três horas entre Guarulhos e São Paulo chegará ao fim, já que o trajeto será de no máximo 35 minutos. Apesar do atraso de quatro anos, não podemos de deixar de reconhecer o esforço dos governantes anteriores, em especial do Geraldo Alckmin para que essa obra se concretizasse”, disse o Dr. Laércio Sandes.

 

Entenda como a nova linha da CPTM irá beneficiar os guarulhenses

Neste primeiro mês da Linha 13-Jade, será realizada a Operação Assistida, atendendo as estações Engenheiro Goulart, Guarulhos-Cecap e Aeroporto-Guarulhos, com intervalos de cerca de 30 minutos, aos sábados e domingos, das 10h às 15h. O percurso será feito em cerca de 15 minutos e o usuário que desejar prosseguir na CPTM deverá fazer baldeação na Estação Engenheiro Goulart para a Linha 12-Safira.

No segundo mês, a operação ocorrerá no mesmo horário, porém será ampliada para todos os dias na semana. A Operação Assistida é uma praxe de segurança quando da inauguração de novas linhas ou estações – é neste período que o comportamento dos equipamentos e sistemas novos é observado para identificação de eventuais necessidades de correção. Nessas duas primeiras etapas de Operação Assistida não será cobrada tarifa dos usuários.

A partir do terceiro mês, a operação passará a ser realizada das 4h à meia-noite, no Serviço Regular. Também começará a funcionar um novo serviço, o Connect, com trens que sairão da Estação Brás até a Estação Aeroporto-Guarulhos somente nos horários de pico (das 5h às 9h e das 16h às 20h), sem a necessidade de baldeação na Estação Engenheiro Goulart. O percurso terá duração de cerca de 35 minutos, com o trem parando em todas estações para embarque e desembarque e o valor da tarifa será o mesmo do trem metropolitano, que hoje custa R$ 4.

Depois do quarto mês, a previsão é que entre em operação o serviço CPTM Airport-Express, que levará os usuários direto, sem parada para embarque e desembarque, da Estação Aeroporto-Guarulhos até a histórica Estação da Luz, onde há transferência para as linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM e para as linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô, além de outras facilidades de transportes como ônibus e táxi. O percurso será realizado em cerca de 35 minutos e os trens partirão em 4 horários programados nos dois sentidos. O valor da tarifa ainda será definido.

Com informações do Site Governo do Estado de São Paulo

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn