fbpx

E-Título já está disponível para que cidadãos tenham seu título de eleitor sempre à mão

O E-Título, aplicativo que permitirá aos eleitores acessarem uma via digital do título de eleitor por meio do seu celular, já está disponível para download gratuito nas lojas de aplicativos das plataformas Andróid e IOS. A novidade é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) que foi abraçada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e será adotada em todo o país.

No aspecto sustentável, o e-Título surge como alternativa à emissão de títulos eleitorais em papel e trará ainda economia perceptível na redução dos custos da Justiça Eleitoral, como a emissão de segundas vias dos títulos extraviados, suprimentos de impressora, entre outros. Para o eleitor, o benefício virá na facilidade de ter os seus dados eleitorais sempre seguros e disponíveis, diminuindo os riscos de extravios e danos ao título de eleitor.

“Trata-se de um grande avanço da Justiça Eleitoral, que colocará um fim àquele tradicional questionamento feito pelos eleitores a cada dois anos ‘onde está meu título?’, já que o documento acaba sendo utilizado apenas durante os períodos de eleições, ficando esquecido o restante do ano”, explica o vereador Dr. Laércio Sandes. Ele destaca ainda que o aplicativo é uma forma de o eleitor saber seu local de votação e se sua situação eleitoral está em dia.

 

Como funcionará

Para acessar o documento digital, o eleitor deverá:

1. Baixar o aplicativo e-Título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, e que já está disponível no Google Play e App Store;

2. Inserir seus dados pessoais, como nome completo, data de nascimento, número do seu título eleitoral e nome da mãe e do pai;

3. Finalizada esta fase, o e-Título será validado e liberado, ficando disponível ao eleitor a um simples clique.

A versão digital do título trará novidades em relação à via tradicional impressa. O documento digital terá a foto do eleitor, capturada durante o cadastramento biométrico, para identificá-lo na hora da votação. No entanto, não há nada que impeça que os eleitores que ainda não fizeram o recadastramento biométrico baixem o aplicativo para usar no dia da eleição, porém terão de apresentar documento de identificação com foto.

 

Com informações oficiais do TSE.

Preencha o formulário abaixo e nos ajude a fazer de Guarulhos uma cidade melhor!!


COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn