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Desvio de função de agentes de saúde é questionado pelo vereador Dr. Laércio Sandes

O desvio de função dos agentes públicos de saúde foi apontado pelo vereador Dr. Laércio Sandes como um dos grandes problemas da Saúde em Guarulhos, afetando diretamente o atendimento da população. Durante a sessão da Câmara no dia 27 de junho, o parlamentar apresentou a resposta de um questionamento feito à prefeitura em que questionava o número de agentes públicos de saúde. O documento, que pode ser conferido aqui, mostra uma redução destes servidores nos equipamentos de saúde da cidade entre os anos de 2016 e 2019, enquanto o número de profissionais remanejados para cargos administrativos apresentou um aumento no mesmo período.

“Em 2016, havia 668 atendentes SUS disponíveis no município, enquanto agora em 2019 contamos com apenas 547. Auxiliares de enfermagem eram 1414 a três anos, atualmente são 1231. Os enfermeiros, que eram 325, caiu para 314. Entre as especialidades médicas a redução foi ainda mais significativa: enquanto em 2016 haviam 95 profissionais de Clínica Geral, agora são apenas 58, quase a metade. A especialidade de Ginecologia contava com 77 médicos, hoje são 58 atuando em toda a cidade. Em contrapartida, o cargo de Gerente de Saúde II, cargo administrativo direcionado a servidores de carreira, que em 2016 havia 28 profissionais, atualmente são 64”, destacou o parlamentar.

Após a explanação, o vereador Dr. Laércio Sandes reforçou que o problema da saúde não é apenas a questão financeira, mas de gerenciamento do capital humano. “Muitos destes cargos, que são técnicos, estão em desvio de função, ou seja, em vez de estar em seu cargo de origem para ajudar a saúde pública, estão ocupando cargo dentro da Secretaria de Saúde. Não podemos nos calar diante dessa dificuldade de gestão, já que a pasta da Saúde é uma das que mais recebem recursos públicos, chegando a quase 30% do orçamento da cidade”, alertou o vereador. Ele ressaltou ainda que estes remanejamentos poderiam ser compreensíveis se estivessem sendo revertidos em qualidade no serviço de atendimento à população, mas ao contrário, gera ainda mais transtorno.

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