A Comissão Permanente de Defesa do Consumidor, da qual o vereador Dr. Laércio Sandes está presidente, realizou uma reunião extraordinária no dia 6 de novembro, dando continuidade à fiscalização das ações de limpeza de fios soltos nos postes da cidade. Com a presença de representantes da EDP Bandeirante, que é a responsável pelos postes, e de empresas compartilhantes, o encontro teve como objetivo apresentar o balanço das ações realizadas nos últimos três meses, conforme ficou acertado no início do ano.
Após a apresentação dos resultados, o vereador Dr. Laércio Sandes voltou a dizer que apesar dos números apontarem uma evolução nos trabalhos, o mesmo não se pode dizer ao andar pelas ruas da cidade. “Eu sinto que estamos enxugando gelo, pois não conseguimos ver essa eficiência na prática. Ainda estamos na sétima região das 25 para qual o trabalho foi planejado. Entendo que leva tempo até ser finalizado, mas se não tivermos uma manutenção eficinte nas áreas já atendidas, é como se nada tivesse sido feito”, disse o parlamentar, lembrando que não descartou a possibilidade de levar o caso até o Ministério Público.
O superintendente da EDP Bandeirante, Marcos Escarpa, disse entender a preocupação do Dr. Laércio, mas destacou que devido ao grande volume de demandas na cidade, a empresa não consegue fazer a fiscalização do trabalho dos compartilhantes. “Guarulhos possui um trânsito intenso e pesado devido ao seu perfil logístico, que acaba comprometendo a estrutura de postes em áreas com este perfil. Por semana são trocados pelo menos seis postes e não temos como fiscalizar o trabalho dos compartilhantes em cada um desses casos”, afirmou Escarpa.
Uma das sugestões apresentadas durante a reunião foi que os vereadores auxiliem nessa fiscalização, pontuando as situações críticas que identificarem pela cidade e formalizando o pedido de urgência diretamente à Bandeirante. “Vou pedir aos vereadores que tragam para a Comissão de Direitos do Consumidor os pontos críticos que encontrarem, de forma que possamos trabalhar juntos na evolução desse trabalho para que seja possível visualizar essa evolução também nas ruas, não apenas nos números”, finalizou o Dr. Laércio Sandes.