Já há alguns anos, o baile funk, também conhecido como “fluxos” ou “pancadões”, vem ganhando cada vez mais adeptos em diversas comunidades do país, inclusive em Guarulhos. Mas se para quem participa dessas festas , elas são momentos de alegria e diversão, para os moradores do entorno, elas vêm se tornando motivo de preocupação. Prova disso são as 220 ocorrências registradas em 2013, só em Guarulhos, por perturbação do sossego decorrente de bailes funk, o que representa uma média de uma queixa a cada um dia e meio do ano.
Uma das regiões que integram este índice é o Taboão, onde recentemente uma dessas festas atraiu centenas de jovens. Semanas antes, logo que tomou conhecimento da atividade, o vereador Laércio Sandes protocolou ofício junto à Guarda Civil Metropolitana (GCM) e à Polícia Militar (PM) pedindo efetivo para fiscalizar o evento, que não tinha qualquer autorização da Prefeitura para ser realizado. No dia da festa, porém, não havia qualquer fiscalização, e além da música alta, que se estendeu por toda a madrugada e o livre consumo de bebidas alcoólicas e drogas, o pancadão terminou em pancadaria.
Inconformado pelo não atendimento de seu oficio, na sessão do dia 22 de abril, o vereador Laércio subiu a tribuna e manifestou sua indignação. “Esses eventos estão acontecendo em diversos pontos da cidade sem alvará municipal ou licença da Polícia Militar, obstruindo o direito de ir e vir de muitos moradores, que ficam impedidos entrar ou sair com seus veículos da própria residência”, disse o vereador, lembrando que o evento aconteceu na noite de 17 de abril e foi agendado pelos jovens através das redes sociais.
Laércio ressaltou ter feito o pedido formal à GCM e ao 15º Batalhão da PM, ma não foi atendido. “Infelizmente parece-me que a Polícia Militar da nossa cidade só vai agir quando acontecer algum óbito”, lamentou o vereador. Ele destacou a deterioração da sociedade através deste tipo de evento. “Lamentavelmente nossos jovens estão se perdendo no consumo de drogas e bebidas. Eles é que serão responsáveis pelo futuro do nosso país e precisamos tomar providências para que a instituição da família não se perca.”
Após sua fala, outros vereadores concordaram com o vereador, ressaltando a importância de um de seus projetos, PL 988/2013 que proíbe a realização de bailes funk ou quaisquer outros eventos musicais que não tenham a autorização da Prefeitura. Em vias publicas, praças e também em postos de combustíveis ou estacionamentos particulares. Essa medida visa coibir os bailes irregulares na cidade. O vereador busca a melhor solução para acabar com o tormento que vive não somente a região do Taboão, mas toda a cidade de Guarulhos.