BIOGRAFIA
Assim como milhares de brasileiros que deixaram sua cidade de origem em busca de uma vida melhor em outras regiões do país, a história do Dr. Laércio Sandes começa com seu pai mudando-se de Alagoas para Goioerê, no Paraná, onde conheceu a mulher com quem se casaria. Mais velho dentre os quatro filhos do casal, o Dr. Laércio nasceu em 1970, e desde cedo teve uma importante participação no orçamento familiar, já que trabalhava na colheita de algodão ao lado do pai.
Tudo ia bem, até que uma de suas irmãs foi acometida por uma doença grave. Sem poder contar com o sistema público de saúde, que desde aquela época sempre foi muito deficiente, o pai do Dr. Laércio precisou usar todos os seus recursos com médicos e hospitais para tentar curar a filha. Infelizmente ela não resistiu. Aquela perda afetou toda a família, que decidiu então partir em busca de um novo recomeço.
Na bagagem, além das poucas roupas, a família trouxe consigo muita fé, coragem e vontade de trabalhar. Assim que chegaram a Guarulhos, o Dr. Laércio, com apenas 11 anos, tratou logo de procurar um emprego para continuar ajudando no orçamento familiar. Em 1983, aos 13 anos, tornou-se vendedor de jornais de porta em porta (Folha Metropolitana). Em seguida, conseguiu um emprego na Momentvm Empreendimentos Imobiliários, em São Paulo, onde trabalhou por três anos. Sua primeira função foi Office Boy, mas sua dedicação ao trabalho lhe rendeu duas promoções: auxiliar de escritório e depois auxiliar financeiro.
Em 1990, já cursando a faculdade de Direito, o Dr. Laércio voltou a trabalhar em Guarulhos, desta vez em uma das maiores agências de empregos da cidade na época. Três anos depois, deixou este emprego para tornar-se estagiário em um escritório de advocacia. Já formado pela Universidade de Guarulhos (UnG), em 1994 ele abriu seu próprio escritório de advocacia na Rua Luís Faccini, no Centro, onde atende até hoje. O direito trabalhista e previdenciário foram as áreas escolhidas pelo para atuar, pois além de conhecer as dificuldades dos trabalhadores, era uma forma de minimizar as injustiças que a classe trabalhadora enfrenta diante das grandes empresas e também pelo governo.
O Dr. Laércio foi eleito pela primeira vez em 2012, reelegeu-se em 2016 e em 2020 foi novamente reeleito, seguindo para seu terceiro mandato consecutivo. Conhecido por sua postura fiscalizadora, acumula uma série de polêmicas em defesa do bom uso do dinheiro público, dentre elas a denúncia da compra superfaturada de 300 mil máscaras pelo valor unitário de R$ 6,20, confirmada em outubro de 2021 pelo Tribunal de Contas da União. O caso ganhou repercussão nacional com reportagens nos portais de notícias G1, Agência Brasil, Isto É, rádio Jovem Pan, dos telejornais diários Bom Dia SP, da Rede Globo, e Bora SP, da TV Bandeirantes, além do quadro “Cadê o dinheiro que tava aqui” do semanário Fantástico, também da TV Globo.